domingo, 20 de março de 2011

Radhanath Swami fala sobre o desastre no Japão


Estamos profundamente entristecidos pelas consequências trágicas do terremoto e tsunami devastadores que atingiram o Japão. Nenhuma quantia de dinheiro ou consolo podem compensar as vidas perdidas e o desastre. É o momento das pessoas de todos os países, culturas, raças e religiões se unirem como instrumentos de compaixão nas mãos de Deus e ajudar nossos irmãos e irmãs em tais tempos de crise.

O Bhagavad-gita ensina: aham bija prada pita, que o Senhor Supremo é o pai e a mãe de todos os seres. Na verdadeira essência, nós somos irmãos e irmãs, a despeito de nossas aparentes diferenças. Esta compreensão é talvez o que o mundo mais precise, pois ela pode nos dotar de poder para sermos instrumentos da verdadeira paz, em um mundo atormentado por egoísmo e sectarismo. Compaixão holística é pelo corpo, pela mente e pela força viva interna, ou a alma.

Os Vedas nos ensinam que existem três categorias de sofrimento: misérias causadas pelo corpo e pela mente, misérias causadas por outros seres e misérias causadas por distúrbios naturais.  Quem quer que sejamos, independentemente do nosso local de origem e do que tenhamos, esses sofrimentos podem atingir qualquer um, a qualquer momento. Elas podem vir como um pequenino microorganismo para destruir um corpo ou como um gigantesco tsunami para destruir um país. No entanto, o Gita ensina que a alma dentro de todos nós é eterna, plena de conhecimento e repleta de bem-aventurança. Ela não pode ser cortada em pedaços por nenhuma arma, queimada pelo fogo, afogada pela água ou diminuída pelo tempo. Esta compreensão pode nos dar consolo e esperança, mesmo nos momentos mais sombrios.

Uma pessoa que compreende a divindade eterna torna-se para-dukha-dukhi, o que significa vermos o sofrimento alheio como sendo nosso, a felicidade alheia como sendo nossa, e estarmos desejosos de nos sacrificar pelo bem estar alheio. Vamos todos nos unir em um espírito de compaixão para orar sinceramente a Deus, para que Ele conceda força interna e consolo a todas as lindas pessoas que são vítimas desta grande tragédia no Japão e pelas pessoas que sofrem em todo o mundo. E vamos orar para Deus guiar as mãos daqueles que estão ajudando, e por força e sabedoria para fazermos o que pudermos para ajudar.

Fontes: fórum Krishna-katha; www.radhanathswami.com
.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário