quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cenas Hare Krishna no filme "Palavras de Amor"


No filme: "Palavras de Amor", do título original em inglês: "Bee Season", com o ator Richard Geere, drama, ano 2005, um dos personagens é o jovem filho do casal, que embora Judeu, resolve se tornar um Hare Krishna. A história central não é o Movimento Hare Krishna, mas tem cenas bem interessantes onde aparece Srila Prabhupada(um dos momentos mais emocionantes do filme), os devotos em Kirtana, o garoto cantando o Maha-Mantra Hare Krishna e mais algumas cenas.

Os produtores do filme consultaram com membros da ISKCON(Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) em Berkeley, Califórnia, e realizaram várias cenas de práticas dos devotos, como serviço de adoração à Krishna.

A ISKCON apreciou os esforços sinceros em retratar o Movimento Hare Krishna. Mas, ao mesmo tempo ficaram preocupados, pois observadores dos meios de comunicação poderiam tirar conclusões errôneas com relação as ações de Aaron no filme.

No filme Aaron engana seus pais e permanece no Templo. Na realidade a ISKCON é muito rígida com relação a esse assunto. Ela exige o consentimento dos pais dos menores de idade antes de permanecer em algum Templo.

Nem todas as características dos devotos retratadas no filme são reais. Hoje a maioria dos devotos não vivem mais como monges e freiras dentro de Templos. Eles vivem com suas famílias, trabalham e se educam na comunidade geral, praticando a Consciência de Krishna em seus lares e realizando seviços regulares no Templo.

O filme "Bee Season" levanta perguntas importantes sobre obrigação da família, escolha pessoal, controle, entendimento, aceitação e pluralismo religioso. O filme examina duas tradições religiosas: Kaballah e o Movimento Hare Krishna.

Esperamos que a audiência aprecie a complexidade destas perguntas, e aproveitem a oportunidade de aprender mais sobre tradições religiosas.

Vale a pena conferir.

Fontes: Hare Krishna Hoje
.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário