quarta-feira, 4 de maio de 2011

Construção do Templo Planetário Védico na Índia

(Panorama do que será o Templo do Planetário Védico -Foto: divulgação/TVOP-)

Srila Prabhupada foi, de fato, um visionário. Ele sempre teve grandes ideias para divulgar a Consciência de Krishna e a cultura védica. Um dos muitos presentes deixados por Srila Prabhupada para seus seguidores, no mundo inteiro, foi a sua concepção detalhada para o Templo do Planetário Védico, em Mayapur, Índia.

Prabhupada teve uma visão clara do Templo e expressou isso em várias ocasiões. Ele desejava um Planetário Védico, com um enorme aparato, para demonstrar como são os mundos material e espiritual, os diferentes níveis, mostrar a estrutura do universo de acordo com as escrituras védicas para os visitantes.

Como em tudo que fazia, Srila Prabhupada agia no cumprimento dos desejos dos Acaryas anteriores, ou preceptores espirituais. Um grande templo em Mayapur, Índia, foi previsto por ninguém menos que o Senhor Nityananda, o companheiro mais próximo de Sri Chaitanya Mahaprabhu, cerca de 500 anos atrás.

(Senhor Nityananda -Foto divulgação/ ISKCON-)

Em julho de 1976, Srila Prabhupada expressou sua preferência sobre o desenho exterior do templo. Enquanto visitava Washington, nos Estados Unidos, Prabhupada, pediu a dois devotos que fizessem fotos do prédio do Capitólio, o Congresso estadunidense. Quando perguntado sobre o motivo dessas fotos, ele respondeu: “ Vamos ter um planetário em Mayapur”, disse. “Vamos mostrar os mundos material e espiritual, a sucessão dos sistemas planetários, tudo. Estamos adquirindo 350 hectares de terra para a construção de uma pequena cidade para atrair pessoas do mundo inteiro, que irão visitar o planetário .... por favor, fotografem todos os detalhes do Capitólio.”

(Fachada do Templo do Planetário Védico -Foto divulgação /TVOP-)

Mais tarde, no mesmo mês, Srila Prabhupada encontrou o ex- Beatle George Harrison em Londres, na Inglaterra, e feliz o informou: “ Estamos tentando fazer um grande planetário em Mayapur. Já conversamos com o Governo sobre a aquisição de terras, 350 hectares. Estamos negociando. Faremos um planetário védico ... a construção será como o Capitólio de Washington.”  “A cúpula grande?”, George perguntou. “Sim”, respondeu Srila Prabhupada. Foi também na última visita aos Estados Unidos que Prabhupada pediu a Ambarisa Prabhu (Alfred B. Ford)  para fornecer fundos para o novo templo de Mayapur:

“Agora todos vocês, juntos, farão um Planetário Védico muito agradável, de tal maneira que as pessoas virão para ver. A partir da descrição do Srimad-Bhagavatam você fará esse Planetário Védico”. Prabhupada se virou para Ambarisa Prabhu e perguntou: “ O que você acha dessa ideia de Planetário Védico?”  “Parece uma ideia muito boa”, respondeu Ambarisa.  Prabhupada riu. “ Você também gosta? Então financie o Planetário Védico”, disse Prabhupada. “Onde vai ser esse planetário”, quis saber Ambarisa Prabhu.  “Mayapur. Minha idéia é atrair pessoas do mundo inteiro para Mayapur”, falou  Prabhupada.

 (Visão noturna do Templo do Planetário Védico -Foto divulgação/ TVOP-)

Srila Prabhupada disse que o segredo do sucesso na vida espiritual é realizar os desejos dos Acaryas anteriores. Portanto nossa missão é agradar Srila Prabhupada e os Acaryas anteriores construindo esse templo de forma que a maioria siga de perto as instruções e visão de Srila Prabhupada, comenta Ambarisa Prabhu.

(Ambarisa Prabhu -Foto divulgação/ TVOP-)

O Presidente e principal patrocinador do Templo do Planetário Védico é Ambarisa Prabhu. Ele foi iniciado por Srila Prabhupada, em 1974, no Havaí, e é bisneto de Henry Ford. Ambarisa tem estado envolvido em projetos da ISKCON em todo o mundo, incluindo o Centro Cultural Bhaktivedanta em Detroit, nos Estados Unidos, o Centro Oxford para  Estudos Hindus, na Universidade de Oxford, Inglaterra, além do Puspa-Samadhi de Srila Prabhupada em Sridham, Mayapur, na Índia. Ambarisa  das é conselheiro de várias empresas, instituições de caridade e fundações, inclusive do Fundação Ford Motors Company. Ele é bisneto e herdeiro do criador do império automobilístico Ford. Ambarisa tem recebido prêmios ao redor do mundo por suas obras de caridade e apoio à cultura védica. Em 1976, Srila Prabhupada pediu, pessoalmente, que Ambarisa das ajudasse a financiar a construção do Templo do Planetário Védico, o que ele tem feito em obediência a seu mestre espiritual, Srila Prabhupada.

O Templo do Planetário Védico é um projeto único e ambicioso para tornar a vasta cultura e filosofia da tradição védica atemportal e acessível a todos. O prédio está sendo erguido nas planícies da terra sagrada de Sri Mayapur, às margens do rio Ganges e será, com certeza, um farol, uma luz para, não só devotos de Krishna, mas para espiritualistas e aspirantes que estão em busca de respostas para as questões da vida.

(Planetário do Templo Védico -Foto divulgação/ TOVP-)

O projeto do templo é baseado na arquitetura sagrada. Basta olhar o exterior do templo para despertar a devoção adormecida por Deus. Dentro do templo, o visitante será surpreendido por muitas exposições informativas da arte védica, ciência e cultura. A peça central do complexo é o Planetário Védico que proporcionará um passeio por diversas regiões da criação cósmica.  A partir de planetas menores, os visitantes poderão empreender uma viagem pelo reino terrestre e, em seguida, aos sistemas planetários superiores.  Dentro do reino espiritual, a grande sensação é a chegada à morada espiritual superior do Senhor Supremo Sri Krishna. O Planetário Védico tem um modelo rotativo que demonstra os movimentos dos sistemas planetários  descrito nos textos sagrados como o Srimad-Bhagavatam. Explicações e exposições também serão apresentadas para descrever como esses movimentos correspondem ao universo visível de nossa experiência.

(Obras no mês de abril de 2011 -Foto divulgação/ TVOP-)

O Templo do Planetário Védico é uma jornada, além do tempo e do espaço, a um reino da eternidade, completo de conhecimento real e passatempos espirituais de muita felicidade.  A construção em Sridham Mayapur se dá no mesmo local e estilo concebido por Srila Prabhupada. Ambarisa Prabhu tem financiado a construção inicial e, com presentes mais generosos, as Deidades de Sri Sri Radha Madhava e Asta-sakhis, assim como o Senhor Nrsimhadeva e o Panca Tattva, poderão passar para o seu novo templo, provavelmente, em 2014.

Tradução: Edinete Mello  

Fontes: ISKCON Bahia; www.tovp.org
.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário