sábado, 7 de maio de 2011

Relato da Viagem à Bahia - Salvador e Barra Grande

Depois de um período intenso de retiros aqui no Paraíso dos Pândavas, resolvemos que uma viagem para a Bahia, com direito a um pouco de praia, seria uma boa pedida.


Chegamos em Salvador no dia 25 de março. Os devotos de Salvador me pediram para palestrar sobre o “Citra Kavitvani”, os maravilhosos poemas do grande santo medieval Rupa Goswami. Me surpreendi ao ver que, em pleno sábado, mais de vinte pessoas apareceram no templo para compartilhar do néctar.


Ao acabar a palestra, tivemos um aratik para o baiano mais famoso – o Senhor Jagannatha! A Carana Renu liderou o canto com um doce kirtan.

Continuando com a programação, após o aratik, fiz uma palestra sobre a estrutura administrativa da ISKCON. Isto faz parte de uma determinação da última reunião do CGB (o corpo administrativo da ISKCON do Brasil), onde aceitamos o pedido de Chandramukha Swami para que os membros do Comitê Executivo do CGB viajassem pelo Brasil explicando o que é a ISKCON, como funciona, como é organizada e as vantagens que a estrutura oferece para seus membros.


No domingo participei do tradicional “Festival de Domingo” no templo, e ministrei uma aula sobre os desejos conscientes e inconscientes e seu impacto na nossa vida.


No dia seguinte seguimos rumo para a paradisíaca região de Barra Grande. Ficamos numa casa na praia de Taipus de Fora, considerada uma das seis praias mais bonitas do Brasil (e não é a toa!).

Lá uma amiga nossa, a Dani, professora de yoga que já participou de um retiro aqui no Paraíso dos Pândavas, organizou uma palestra.


Me surpreendi com o tamanho da platéia, pois Barra Grande é praticamente um vilarejo, e nem asfalto nas ruas tem. Quase 40 pessoas apareceram. Como em Alto Paraíso (GO), Barra Grande se transformou num local onde pessoas inteligentes, buscadoras, vão para fugir da loucura da vida moderna nas grandes cidades.

Ministrei minha palestra sobre “Karma, O Que É e Como Se Livrar Dele”. No final vendemos vários livros, inclusive o Bhagavad-gita de Prabhupada.


Aqui conhecendo as belezas naturais de Taipu. O lugar é realmente espetacular e deixou saudades! Reforçou um sonho nosso de abrir um centro de retiros de yoga na praia… “Praia dos Pândavas”. Quem sabe um dia?

Giridhari Das

Fontes: Blog Giridhari Dasa(www.giridhari.com.br)
.

Compartilhar

Um comentário:

  1. Jaya Giridhari, Hare Krishna!
    Não fiquei sabendo da sua visita, pena não tê-los encontrado e recepcionado-os em Salvador.
    Quanto a Barra Grande, realmente um paraíso, frequentei aquele lugar por 4 anos, tenho um amigo que é dono de uma bela pousada, a Taipu de Fora.
    Bem,de uma próxima vez me avise para que eu possa servi-los.
    Lembranças a Carana-renu.
    Sua amiga,
    Krishna-mayi dd

    ResponderExcluir