quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dança Clássica Indiana em BH


Única apresentação no Teatro da Cidade traz a precisão e a religiosidade de uma das artes mais ancestrais do mundo com uma das melhores dançarinas do país.

A explosão do cinema indiano no mundo e a premiação do filme “Quem quer ser um milhonário?” com o Oscar apresentaram para milhões de pessoas aspectos da dança indiana, que rapidamente se tornaram populares em todo o mundo. Porém, o estilo clássico, chamado Bharatnatyam, vai muito além do que vemos nas telas, com profundos conceitos filosóficos e intensa ligação com o teatro. O público belo-horizontino poderá conferir essa nobre arte oriental no próximo Sábado, dia 16 de Julho de 2011, às 20h30, com a apresentação do espetáculo Arati, da Escola de Dança Espaço Mandir, coordenada por Kamalaksi Rupini, uma das maiores referências do estilo na América do Sul. Os ingressos custam apenas 10 Reais.

Kamalaksi iniciou seus estudos de dança indiana com a professora Eliza Pierim, em Porto Alegre e, após aprender com ela toda a base da dança e participar de diversos workshops, decidiu ir para a Índia se aperfeiçoar e se aprofundar nesta arte. Lá, ela fez aulas com o famoso casal Shridhar e Anuradha. Posteriormente, encontrou-se com aquela que seria sua grande mestra, B. Bhanumati, considerada uma das melhores dançarinas de todos os tempos e conhecida como a enciclopédia viva da dança indiana. Famosa, também, por não aceitar muitos alunos.

Ao vê-la dançar, Bhanumati decidiu treiná-la pessoalmente. Naquela época ela também aprendeu mohiniattam, outro estilo clássico do país, com a mestra Sreedevi Unni, tendo se apresentado com seu grupo de dança na Índia e recebido uma homenagem das mãos da princesa de Kerala - também exímia dançarina - na ocasião de sua apresentação.

Após morar na Índia exclusivamente para se aprofundar na dança, Kamalaksi voltou ao Brasil, retornando sempre à Índia para se aperfeiçoar ainda mais e trazer novas coreografias. Ela, natural de Belo Horizonte, também estudou com a Mestra Shivagami Vanka, que atualmente mora nos EUA, e com a mestra Anuradha, de Pune (Índia). Sob as instruções de Shivagami Vanka, Kamalaksi começou a ensinar a dança indiana no Brasil, nos mesmos moldes do país asiático, conferindo, inclusive, certificado internacional para todas as alunas que concluem as etapas do rigoroso processo de aprendizado.

A dançarina Kamalaksi vive e respira a dança indiana, pois desde cedo entrou em contato com a cultura indiana através do Movimento Hare Krishna da qual faz parte.

No espetáculo Arati, vemos ao lado da professora Kamalaksi desde as alunas mais novas até as alunas mais antigas, em belíssimas coreografias tradicionais, tanto em grupo quanto solos. As danças saúdam diversas Divindades através de cantos milenares, que levam a audiência à atemporal espiritualidade da Índia.

Data: 16/07/2011 à 16/07/2011
Horário: 20h30
Local: Teatro da Cidade
Info venda: (31) 8396-5973
Preço: R$10 reais, à venda no teatro no dia 16, a partir das 19h00, ou antecipadamente.

Fontes: Facebook; Agenda BH


Compartilhar

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário