sábado, 9 de julho de 2011

Tesouro de Bilhões de Dólares achado em Templo de Vishnu

Templo Sree Padmanabhaswamy em Thiruvananthapuram, capital do estado de Kerala

THIRUVANANTHAPURAM, Índia

(Reuters) – Pesquisadores planejam arrombar a abóbada final escondida abaixo de templo hindu centenário, enquanto a polícia faz guarda dia e noite do santuário onde um tesouro valendo bilhões de doláres foi descoberto.

Durante a última semana uma equipe de sete membros de pesquisadores quebrou a quinta de seis abóbadas subterraneas secretas abarrotada com jóias que permaneceram intocadas por centenas de anos.

Espectadores e devotos se amontoram no santuário no alvoroçado centro de Thiruvananthapuram, a capital do estado indiano sulista do Kerala, quando os oficiais disseram que um tesouro valendo mais de U$20 bilhões foi encontrado –mais do que o orçamento para educação na India.

Sacos cheios de diamantes estavam empilhados próximo a toneladas de moedas de ouro e jóias, reportou a mídia, nas abóbadas do templo Sree Padmanabhaswamy do século 16, a capela real dos antigos governantes de Travancore, agora parte do estado de Kerala.

[…]

Enquanto as estimativas do valor do tesouro crescem, um acirrado debate se alastra sobre o que fazer com a descoberta, em um país onde 450 milhões vivem na pobreza.

Líderes da comunidade hindu querem que a riqueza seja investida no templo, equanto muitos intelectuais, incluindo o antigo juíz da Corte Suprema de Justiça V. R. Krishna Iyer sugeriram que ele deve ser usado para benefícios públicos.

O governo disse que apoiaria a regulação da Suprema Corte sobre a propriedade do tesouro encontrado no templo, o qual é controlado pela família real diferentemente de outros templos em Kerala que são administrados pelo governo.

[…]

Vários templos na Índia têm bilhões de dolares em valor de riqueza já que muitos devotos doam ouro e outros objetos preciosos como oferendas para instituições espirituais ou religiosas que cuidam de hospitais, escolas e faculdades.

O templo de Tirumala no lado oriental do estado de Andhra Pradesh estima ter 3.000 kg (6,600 lb) de ouro, um terço do que é depositado no Banco Estatal da Índia no ano passado, enquanto o guru espiritual Sai Baba, que morreu em abril, deixou propriedades estimadas em U$9 bilhões.

Of guru de yoga Baba Ramdev, que iniciou um jejum contra a corrupção no mês passado que lidera protestos contra o governo, construiu um império global de U$40 milhões por ano através da yoga e vários produtos e serviços espirituais.

Matéria completa em:
http://www.reuters.com/article/2011/07/04/uk-india-temple-treasure-idUSLNE76301N20110704

Matéria no site do Templo:
http://www.sreepadmanabhaswamytemple.com/50000-crores-treasure-gold-in-temple-secret-chambers.html


Fontes: fórum Krishna-katha; Escrito por Henry Foy; D Jose; Tradução resumida: David Britto


Compartilhar

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário