quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Guia Ilustrado para o Universo Védico em breve


Novo guia ilustrado promete investigação detalhada sobre o Universo Védico.

Dois devotos da segunda geração da ISKCON, Rasikananda Fitch e Jagannath Cassidy, estão seguindo os passos de seus pais e envolvendo seus amigos para criar uma nova marca na arte devocional nesta era moderna.

Eles começaram a trabalhar em uma fascinante série de livros intitulada The Illustrated Guide to the Vedic Universe(O Guia Ilustrado para o Universo Védico), que será apresentado em formato semelhante aos guias populares existentes de Star Wars, Senhor dos Anéis, Harry Potter, com um toque: o mundo retratado em seus livros será real.

"Para fazer uma grande produção, você precisa ter o material de origem para trabalhar", explica Rasikananda. "Você precisa saber detalhes sobre as escrituras, descrições físicas de seus personagens, informações sobre o que vestem e onde vivem, etc. Então, decidimos fazer a pesquisa que permitirá realizar nosso sonhado projeto e colocá-lo em série de livros. É o ponta-pé inicial para qualquer um ver um filme sobre o Mahabharata, ou um jogo de vídeo do Ramayana, ou uma Broadway Bhagavad-Gita, ou brinquedos para crianças com figuras de Krishna, Arjuna, e Bhima."

Inspirado pelo trabalho de escultura de seus pais na ISKCON Los Angeles Fate Museum e autodidata em 3D desde os 16 anos de idade, Rasikananda recebeu um telefonema em 2005 convidando-o a ir para Ujjain, na Índia, para trabalhar em um video-game do Mahabharata financiado por um guru da ISKCON, Swami Bhakti Charu.

Lá, Rasikananda encontrou Jagannath, que estava trabalhando como consultor de pesquisas sobre o projeto.

"Nós trabalhamos por um ano para desenvolver o épico espiritual para o X-Box, PlayStation 2 e PC, e despertou o interesse de empresas como a Microsoft Games, Atari, e Capcom", diz Rasikananda. "Mas o projeto foi colocado em compasso de espera quando o nosso principal investidor decidiu acompanhar uma empresa que tinha um histórico no lugar.Então eu decidi que o melhor caminho a percorrer seria começar com algo pequeno, como construir esta série de livros.”

Em 2007, Rasikananda começou a colaborar no Illustraded Guide to the Vedic Universe (O Guia Ilustrado para o Universo Védico), a série de livros com Jagannath, e ganhou reputação como um estudioso do Mahabharata. Jagannath também já havia feito em torno de mil horas de pesquisa sobre o épico, enquanto trabalhava em seu projeto de vídeo game.

(Conceito de arte pela Dridha Vrata Dasa de Arjuna, o guerreiro Pandava, de acordo com as tradicionais proporçõe do Shilpa Sastra)

"Estudei várias versões do Mahabharata a fundo, começando com a edição Krishna Dharma, indo para o Kisari Mohan Ganguli, e, em seguida, MN Dutt, que inclui os versos oficiais em sânscrito, bem como em inglês ", diz ele. "Finalmente, estudei o comentário do Vaishnava saint Madhavacharya.”

O resultado - The Illustrated Guide to the Vedic Universe(O Guia Ilustrado para o Universo Védico) - será embalado com muita informação fascinante que muitos não tenham ouvido antes.

O trabalho será dividido em quatro seções, começando com lugares. "Todos os lugares do Universo Védico, como o capital de Indra Amaravati, Brahmaloka(o planeta de Brahma) e o celestial Nanda-nandana Gardens no planeta Svarga serão incluídos em ordem alfabética, por isso eles são fáceis de encontrar," Jagannath diz. "Haverá três a cinco páginas dando todos os detalhes que você precisa saber sobre o lugar em questão, tais como o que parece, que tipo de arquitetura tem, quem vive lá, como são os habitantes e por quanto tempo vivem."

(Conceito de arte pela Dridha Vrata Dasa de Arjuna, o guerreiro Pandava, de acordo com as tradicionais proporçõe do Shilpa Sastra)

A segunda seção do trabalho irá discutir as diferentes espécies do Universo Védico, como Kinaras, Kimpurushas, Rakshasas, Yakshas, Gandharvas e Manushas.

A terceira seção contará com centenas de personagens principais do Mahabharata, Ramayana e Puranas, com detalhes sobre cada um.

Bhima, Pandava herói do Mahabharata, por exemplo, é descrito como vestindo uma armadura preta e dourada, um cinto vermelho e amarelo, e um dhoti metade preto e metade branco.

A quarta e última seção do trabalho cobrirá os muitos itens nomeados, plantas ou animais mencionados nas escrituras védicas. Há o arco de Arjuna, o poderoso Gandiva, que tinha uma corda que podia crescer sempre que cortada. E há a planta sagrada Tulasi, uma forma de uma das maiores devotas de Krishna.

Cada personagem apresentado no The Illustrated Guide to the Vedic Universe(Guia Ilustrado para o Universo Védico) será apresentado de frente e perspectiva. Os desenhos mostrarão sua semelhança com as tradicionais proporções do Shilpa-Sastra. Locais ainda existentes, como Kurukshetra e o castelo no Reino de Virat, onde os Pandavas ficaram na clandestinidade, serão ilustrados com fotos.

Enquanto isso, alguns caracteres e espécies serão ilustrados com pinturas históricas e fotos de esculturas localizadas em antigos templos indianos, para adicionar autenticidade.

Rasikananda e Jagannath esperam lançar o primeiro volume de The Illustrated Guide to the Vedic Universe(O Guia Ilustrado para o Universo Védico), focado no Bhagavad-Gita, em 2012. O livro, que eles estão bancando com seus próprios recursos e doações, terá cerca de 200 páginas e tamanho 16” x 10”. Os dois esperam no futuro trabalhar com artistas da BBT treinados por Srila Prabhupada.

Fontes: ISKCON Bahia; Bhaktin Edinete Mello; ISKCON.com


Compartilhar

.

Um comentário: