sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bhaktipada Swami(Kirtanananda dasa - Swami), ex-Guru líder expulso da ISKCON Hare Krishna, morre na Índia aos 74 anos


Bhaktipada Swami(Kirtanananda dasa), que construiu Nova Vrindavana, uma enorme comunidade agrícola e um palácio de ouro que se tornou a jóia da coroa do Movimento Hare Krishna nos EUA morreu no ínicio dessa semana na Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011, na Índia.

Bhaktipada havia sido hospitalizado em Julho de 2011, em Thane, Índia, com problemas pulmonar e um AVC(acidente vascular cerebral), disse o porta-voz, ex-discípulo e biógrafo Henry Doktorski. Seus rins começaram a falhar na semana passada, e Bhaktipada morreu na manhã da Segunda-feira.

Doktorski viveu na comunidade Nova Vrindavana, perto Moundsville, no norte da Virgínia Ocidental por 16 anos e disse que pretende publicar em breve a biografia "Gold, Guns and God: Swami Bhaktipada and the West Virginia Hare Krishnas(Ouro, Armas e Deus: Swami Bhaktipada e os Hare Krishnas do Oeste da Virgínia)".

A vida de Bhaktipada Swami(Kirtanananda dasa) é marcada por escândalos de violência, assassinatos, prisão entre outros no final da década de 80 e nos anos 90. Foi o primeiro devoto ocidental da ISKCON(Movimento Hare Krishna) no ocidente, sendo iniciado por Prabhupada em 1966 ganhando o nome de Kirtananda dasa e posteriormente Kirtananda Swami. Já nos primórdios de sua jornada chegou a ser expulso da ISKCON e retornando em seguida após ser perdoado. Depois de seus escândalos foi expulso perenemente da ISKCON e se autodenominou Bhaktipada Swami.

Abaixo, em inglês e em português(Google Tradutor), com fotos e maiores informações, seguem 2 reportagens, uma do popular Tablóide britânico de direita Daily Mail e a outra do também popular jornal americano The Wall Street Journal:

www.dailymail.co.uk

www.translate.google.com.br

wallstreetjournal.com

translate.google.com.br

Fontes: fórum Krishna-katha; Daily Mail; The Wall Street Journal


Compartilhar

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário