segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Esculturas e painéis deslumbrantes de Prabhupada em seu Samadhi(túmulo)


Fundador da ISKCON ganha esculturas e painéis deslumbrantes em seu Samadhi, na Índia.

Dois belos novos painéis com esculturas e relevos de bronze representando a vida, obra e a missão de Srila Prabhupada, fundador da ISKCON, foram apresentados no mês de outubro(um dia antes do desaparecimento de Srila Prabhupada) em seu Samadhi, ou mausoléu, em Vrindavana, Índia.

Os painéis são de autoria do escultor e artista Bhaktisiddhanta Dasa, que entre outros trabalhos, já ilustrou vários livros, inclusive uma das edições do Mahabharata. Cerca de 150 discípulos Prabhupada, bem como convidados, estiveram presentes à cerimônia no Samadhi de Prabhupada para conhecer o trabalho de Bhaktisiddhanta. Todos ficaram empolgados quando as cortinas de veludo foram abertas e deixaram à mostra dois painéis de bronze gigantes pesando meia tonelada cada. Instalados na parte de trás do Samadhi, os painéis foram colocados um de cada lado do altar de Srila Prabhupada e podem ser visto já na entrada.


Um dos painéis retrata Srila Prabhupada trazendo o mundo espiritual até o mundo material, aproximando muitas personalidades divinas, como Sri Caitanya Mahaprabhu. Também mostra uma segunda figura de Srila Prabhupada oferecendo arati para receber essas personalidades.


O segundo painel retrata Srila Prabhupada realizando seu sonho de difundir a Consciência de Krishna no Ocidente, com o Jagannatha Rathayatra Festival desfilando em Nova York na famosa Quinta Avenida. Outras atividades devocionais de Srila Prabhupada também são resgatadas como Templos, Festivais, Distribuição de Prasadam, Kirtan e Distribuição de Livros.

"Os painéis são lindamente trabalhados, verdadeiras obras de arte, que têm suscitado muita apreciação de nossos visitantes", diz o gerente de manutenção do Samadhi, Parvati Dasi, que cortou a fita cerimonial do evento. Falando no evento, o criador dos painéis, Bhaktisiddhanta Dasa, descreveu o longo e árduo processo que levou para produzi-los.

Primeiro foi aprovado por uma Comissão do Corpo Governante da ISKCON, em 1996, ano do Centenário de Srila Prabhupada, mas o trabalho teve que ser interrompido por falta de financiamento.“Bhaktisiddhanta então começou a trabalhar novamente nos painéis em 2007, e durante quatro anos não fez outra coisa”, explica Parvati. "Ele disse às pessoas reunidas no que tentou fazer os modelos das esculturas à base de cera de argila, mas foram todos derretidos no verão quente de Vrindavana e por causa disso teve que começar tudo de novo. Na segunda tentativa fez questão de colocar todos os moldes na geladeira! A partir daí conseguiu fazer figuras de fibra de vidro para os moldes, que receberam camadas de zinco e bronze.”

Fontes: ISKCON Bahia; ISKCON News


Compartilhar

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário