quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ratha Yatra Salvador 2012

(Clique na imagem para ampliar)

Dia 5 de fevereiro em Salvador, Bahia. Não percam!

17º Festival de Verão
Ratha-Yatra
Salvador/Bahia 2012

O Ratha-Yatra é um festival de rua de origem indiana, que ocorre em diversas partes do mundo. Em Salvador, cidade plural na qual se multiplicam os cortejos e festas de largo, realiza-se o desfile há 17 anos, intitulado como Festival de Verão Ratha-yatra. O grande e colorido carro de madeira do Ratha Yatra, decorado com flores e elementos tradicionais indianos, sai mais uma vez em 2012 no mesmo trajeto: de Ondina, puxado por cordas no circuito da orla, ao som de tambores baianos e da entoação de mantras védicos milenares, amplificados por um mini-trio elétrico;ao Farol da Barra, onde ocorrem apresentações artísticas e distribuição gratuita de lanches.

Esta é uma oportunidade única de desfrutar gratuitamente da música, mantras, culinária, dança e espiritualidade da Índia num encontro com a Bahia, seus tambores e trio-elétrico.

As marcas apoiadoras têm visibilidade em espaço e horário privilegiados no verão baiano, agregando o valor de fomentador cultural e de respeito pela diversidade e liberdade das manifestações.

Dados do Evento: 17º Festival de Verão Ratha Yatra

Descrição: Cortejo de Carro alegórico de madeira puxado por cordas pelos presentes, acompanhado de grupo musical e corpo de dança;

Data: 05 de Fevereiro de 2012(Domingo);

Saída: 16h00, em frente ao Teatro do Instituto Social da Bahia (Isba) - Ondina;

Trajeto: Av. Oceânica, sentido Ondina / Farol da Barra;

Chegada Prevista: 18h00, no Largo do Farol da Barra;

Atrações Finais:
- Atrações musicais, teatrais e de dança;
- Distribuição Gratuita de Alimentos.

Término Previsto: 21h00.

Evento Gratuito

História:
O Festival de Verão Ratha Yatra é originado da milenar tradição indiana Ratha Yatra, que se espalhou por diversas cidades do mundo. Consiste no cortejo de um colorido Carro Alegórico, não motorizado, puxado por cordas, seguido harmoniosamente por tambores, címbalos, outros instrumentos musicais, e por coro, entoando mantras de paz e purificação.

Em Salvador, o Ratha Yatra é acompanhado por grupo de percussão baiano, um mini-trio elétrico para amplificação, e coro entoando os mesmos mantras de paz, emanando boas vibrações para o Carnaval de Salvador, que passará pelo mesmo percurso duas semanas depois. Esta interação entre a cultura indiana e a cultura baiana já vem ocorrendo há quatorze anos.

A ISKCON(Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) na Bahia, uma instituição sem fins lucrativos e com Títulos de Utilidade Pública Estadual e Municipal, é a realizadora do 17º FESTIVAL DE VERÃO RATHA YATRA, onde haverá uma grande distribuição de alimentos, promovida pelo Programa Mundial Alimentos Para Vida(Food for Life), e apresentações artísticas gratuitas.

Coordenação do Ratha Yatra Salvador 2012:
Fone: (71) 8802-8653 Madalena Koppe
Fone: (71) 8851-8816 Áurea Cristina
E-mail: jagudasi@hotmail.com

Fontes: ISKCON Bahia


Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário