segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sankirtana em Belo Horizonte 2012


"Sangita - Sankirtana para o Guru e Sankirtana para o Templo"

Relataremos aqui um pouco da iniciativa: "Sankirtana para o Guru e Sankirtana para o Templo", que vem acontecendo em Belo Horizonte desde o final de fevereiro. Nossa equipe de Sankirtana foi batizada como "Sangita".

A ideia dessa proposta surgiu quando estava retornando para Belo Horizonte, após ter feito o seminário Hare Krishna em Campina Grande(2011). Assim, fiquei pensando em como servir Gurudeva(SS Dhavantari Swami), mesmo morando um pouco distante. Foi quando pensei: "fazer Sankirtana e todo mês enviar uma doação para gurudeva!". Refletindo um pouco mais, pensei em criar uma conta e convidar outros discipulos para, todo mês, doar um pouco de lakshmi para nosso guru, seja por meio da distribuição transcendental dos livros de Srila Prabhupada ou por uma doação espontânea. Salientei tal idéia a Gurudeva, e ele, com um sorriso sempre transcendental e sincero, apoiou a proposta!

Ao chegar em Belo Horizonte, já imaginava quem procurar para formar a equipe de Sankirtana. Então, conversei com Daruka Das(DVS), Kunti Maharani Devi Dasi(DVS),  Dharma Das(DVS), Balarama Nitai Das(PGM), Brisni Das(DVS), Baladeva Das(DVS) e Bhakta Lawe(DVS) e todos abraçaram a idéia.


Durante a Maratona de distribuição de livros, em Dezembro do ano passado(2011), Dharma e eu abrimos uma conta e começamos a coletar para gurudeva. A intenção é enviar essa proposta para todos os discípulos, para que possamos fazer uma rede. Após a maratona, conversando com Narasimhadeva Dasa (PGM), resolvemos ampliar a iniciativa: Sankirtana para o Guru e Sankirtana para o Templo. Dessa forma, veio outra ideia: convidar outros devotos para, uma vez por semana, fazer sankirtana juntos de uma maneira bem familiar e sustentável, com o intuito de, também, fazer amizades. Afinal, esse encontro proporciona um momento de alegria, uma oportunidade de ser um instrumento para levar amor às pessoas, para que todos possam conhecer a prática de Bhakti-yoga, o serviço transcendental amoroso a Krishna. Nessa frequência, conversamos com Balarama Nitai das, que salientou que só participaria se depois fizéssemos um Harinama! Maravilhoso! Conversamos com Sri Krishna Murti Das(PGM), que  deu todo o apoio e incentivo! Ficamos todos muito entusiasmados para ir às ruas e fazer o que tanto satisfaz Srila Prabhupada e Srila Bhaksiddhanta Sarasvati - distribuir livros e cantar os Santos nomes do Senhor Hari.

Srila Prabhupada afirma que sem literatura não é possível iluminar as pessoas em geral. Por isso, Bhaktisiddhanta usou a expressão Brhad mrdanga(a grande Mrdanga), referindo-se à distribuição de livros, pois apenas algumas palavras podem ter um tremendo efeito em milhões de pessoas se forem propagadas amplamente na forma de literatura. "Então, é nosso dever, sobretudo, imprimir estas palavras para o benefício geral da humanidade. Portanto, se você puder me ajudar dessa maneira, então este será o maior serviço." (O néctar da distribuição de livros, BBT, 1997, p.10)


Escolhemos um dia, que é todo domingo na Feira de Artesanato de Belo Horizonte(uma feira ampla artesanal da cidade, frequentada por muitos turistas, e moradores locais, e tradicional local de harinamas na capital). Assim, a proposta é: num domingo coletamos para o Templo Hare Krishna de BH e no outro coletamos para nossos mestres, dividindo toda coleta entre os respectivos gurus de cada devoto participante.

Após o Sankirtana, começa o Harinama. Com tudo acertado, fomos para o primeiro dia da iniciativa, num domingo lindo de céu azul, com vista para a paisagem típica mineira da Serra do Curral. Fomos em dois carros. Em um estavam bhaktin Raissa, Balarama Nitai das, eu, Bhaktin Gita(13 anos) e Bhaktin Ananda Agni(16 anos) - filhas do grande Sankirtaneiro Jaya Laksmi das(HDG) e Jyoti Murti Devi Dasi(DVS). No outro carro, vindo diretamente de São Joaquim de Bicas, estavam Narasinhadeva Das, o casal transcendental formado por Junior e Andreia, além de seus filhos Laksmi Narayana dd(CMS) e Krishna Candra Das(BDDS).


Com uma equipe dessa, o Sankirtana prometia derramar muito amor em BH. Durante o caminho, fiquei brincando com Gita e Ananda para elas escolherem um nome para nossa equipe, mas não saiu nada. Quando começamos a distribuição dos livros, de uma maneira na qual uns ajudavam os outros, falei para a Gita para ela sempre ficar com a Bhagavad Gita em mãos, sendo o primeiro livro, pois, por si só a Bhagavad Gita chama as pessoas. Assim sendo, no momento em que acabei de falar isso, na mesma hora, chegou uma moça, tocou na Bhagavad Gita que Bhaktin Raissa segurava e perguntou: "que livro é esse?". Gita e eu não acreditamos! Depois disso,  Gita sugeriu batizarmos  a equipe de "Sangita", a união de Sankirtana com a Bhagavad Gita. Ao chegarmos ao Templo, perguntamos a tradução ao nosso professor de sânscrito Mukunda Das(HDG) e ele disse que o significado é: "a arte de cantar e dançar com instrumentos"!

No outro Domingo (11/03/2012), fizemos a terceira edição da iniciativa, e nesse dia, três indianos nos pararam com tanta alegria e sem acreditar no que viam: brasileiros cantando Hare Krishna nas ruas e distribuindo livros. Quando conversamos com eles e perguntamos os nomes, adivinhem: um se chama Abhay! Coisas que só acontecem no Sankirtana. No mesmo dia, eles foram ao templo e ficaram muito felizes. Já estamos na quinta edição e mais devotos aderiram a iniciativa como: Suresvara Das(PS), Devaki Suta Das(PS), Amrita Vishnu Prya devi dasi(JPS), Dharma Das,  Bhakta Cleber e Bhakta Wellinton.  Bhaktin Sarasvati(filha do grande sankirtaneiro Rama Kanta Das - HDG e Rasa Parayana Devi Dasi - HDG), e Bhaktin Jhanavi,  ambas de apenas 11 anos, também marcaram presença de uma maneira realmente transcendental, no  primeiro dia cada uma distribuiu um Bhagavad Gita! demais!

Esperamos que todos os devotos e devotas possam dar as bençãos para que essa iniciativa possa estar a cada dia mais consolidada e repleta de amor e entusiasmo
.
Esperamos a visita de todos para participarem conosco!

Dia: aos domingos
Local: Feirra Hippie de Belo Horizonte
Horário:
9h30min até 11h00: fazemos sankirtana
11h00 até 12h00: Harinama
Informações:
Fone: (31) 3337-7645
E-mail: bh.harekrishna@gmail.com
Site: www.harekrishnabh.com.br

Nessas três edições, distribuimos mais de duzentos livros e dez Bhagavad Gita!
Para o templo, coletamos R$ 400,00 que foram utilizados para comprar um novo telefone e arrumar a geladeira. E para os gurus coletamos R$240,00.

Fontes: fórum Krishna-katha; Premasindhu Das(DVS)


Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário