terça-feira, 24 de julho de 2012

Ratha Yatra BH 2012

(Clique na imagem para ampliar)

Neste Sábado chegará o grande dia indiano em Belo Horizonte!

As Deidades de Krishna(Deus) já se preparam para desfilar novamente pela Avenida Afonso Pena, em seu triunfal Ratha-Yatra(procissão indiana), o maior festival religioso/cultural do mundo, em sua versão mineira!

No dia 28 de Julho de 2012, Sábado, às 10 horas, com concentração na Praça 7, marco central da capital, BH vai ter que parar mais uma vez para receber o tradicionalíssimo festival, celebrando a paz e a harmonia! Imperdível! E após o desfile, teremos: shows, dança, gastronomia e yoga no Parque Municipal!

Entrada franca!

Facebook:
https://www.facebook.com/events/261619907275497/


Contaremos com diversas presenças especiais, como de gurus(mestres espirituais) da nossa tradição Gaudiya Vaishnava(Hare Krishna) Dhanvantari Swami(Brasil), Purusatraya Swami(BR), Chandramukha Swami(BR) e Bhakti Narasimha Swami, natural da África do Sul, que visita o Brasil pela primeira vez!

Contamos com vocês para fazermos uma grande festa no Parque Municipal, em frente ao Teatro Francisco Nunes, com as diversas atrações culturais!


O Ratha-Yatra original, realizado anualmente na cidade indiana de Jagannatha Puri, é o mais antigo evento religioso registrado na história da humanidade e reúne cerca de 5 milhões de pessoas todos os anos. A procissão consiste em puxar um carro, bastante decorado, que traz as deidades de Sri Jagannatha (Krishna), Sri Baladeva e Srimate Subhadra, esculpidas em madeira, ao som de cantos devocionais em mantras, tocados como na região da bengala, na Índia.

Trazido ao ocidente por Srila Prabhupada, guru fundador da Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna(ISKCON), maior instituição filosófico-religiosa vinda da Índia para o ocidente, popularmente conhecida como Movimento Hare Krishna, o Ratha-Yatra foi realizado pela primeira vez fora da Índia na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, em 1968.

Hoje em dia, o dia da realização deste primeiro festival é feriado municipal no município californiano. Após este pontapé inicial, o Ratha-Yatra passou a ser feito nas principais cidades do mundo, como Moscou, Paris, Londres, Madri, Budapeste, Roma, Amsterdã, Zurique, Buenos Aires, Lima, Sidney, Melbourne, Adelaide, Calcutá, Nova Dehli entre outras, além de diversas cidades norte-americanas, em especial Nova Iorque, onde reúne anualmente cerca de 10 mil pessoas em Manhattan sempre no principal local da cidade, como em BH.

No Brasil, o Ratha-Yatra acontece em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro,  Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Pindamonhangaba(SP), Franco da Rocha(SP) e Campina Grande, na Paraíba. Entre os atrativos, sempre estiveram presentes a dança, elaborada e minuciosa, a música, com todas as suas particularidades de sons, letras e instrumentos, a culinária, com seus aromas e sabores, e, por fim, a estética indiana, cada vez mais valorizada por suas cores e formas tão peculiares.

Todos estão convidados!
Contamos com a presença de todos vocês!
Tragam a família e amigos para celebrar conosco o festival da alegria e amor!

Hare Krishna!

Informações:
Rua Ametista, 212 - Prado / Iskcon BH
Fone: +55 (31) 3337-7645
E-mail: bh.harekrishna@gmail.com
Site: www.harekrishnabh.com.br

Fontes: fórum Krishna-katha


Nenhum comentário:

Postar um comentário