sábado, 8 de setembro de 2012

Tatuagem indiana de henna na noiva em casamento


Tatuagem "henna", tradição indiana que embeleza as noivas no dia do casamento.

A Índia é um país com uma cultura rica em detalhes e torna-se um desafio, ou até mesmo uma pretensão, caracterizar alguns rituais indianos em um pequeno texto. A moda indiana entrou com tudo no nosso dia a dia e trouxe várias formas de representações, sendo que a tatuagem de henna é uma delas.

A tatuagem indiana em sua maioria é feita no corpo feminino para que traga sorte e saúde aos casamentos indianos. Este ritual está associado diretamente à transcendência e a transformação das mulheres.

Em geral, as noivas na Índia têm sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre os preparativos do casamento e, é claro, sobre a lua-de-mel. Este que leva o nome de Mehendi pode durar várias horas ou até mesmo dias.

Os indianos possuem uma explicação bem romântica para a origem da henna, um pigmento vermelho extraído da Lawsonia inermis que surgiu no Oriente e no norte da África. Segundo eles, o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, uma mulher chamada Parvati apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção e um dos seus artifícios foi aplicar tatuagens de henna nas mãos. Assim, esse ritual passou a ser um ato sensual para os olhares masculinos tornando um símbolo de conquista feminina. Seu esforço para conquistar o coração do poderoso deus valeu a pena, e ela não demorou a se casar com ele.

A tatuagem de henna ou mehendi é um ritual obrigatório nas celebrações religiosas da Índia. Não é dolorosa e nem mesmo definitiva. É um produto orgânico natural e não afeta o meio ambiente. A sua aplicação é fácil e rápida e pode durar até um mês dependendo do lugar aplicado.

Deve ser por estas características que os indianos usam essa técnica até hoje e ainda pretendem usá-la por muito tempo.

A henna e o casamento

- Quando uma moça vai se casar na Índia, a família chama um astrólogo para detectar suas dificuldades no futuro casamento. E é a partir destas necessidades que ele escolhe o melhor desenho para tatuá-la.

- Até que a tatuagem desapareça da pele é costume que a noiva não se preocupe com trabalhos domésticos. A explicação é simples: quanto mais se molha o desenho, mais rápido ele some.

- A noiva também costuma tatuar seu nome com henna em alguma parte bem escondida do corpo para que o noivo busque na noite de núpcias.

Veja algumas fotos tiradas de mãos  de mulheres indianas e perceba a riqueza dos detalhes e nas cores e a perfeição em que os desenhos são feitos.

Fontes: ISKCON Bahia; Portais da Moda e MdeMulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário