sexta-feira, 12 de abril de 2013

Carta de Sankirtana nacional brasileira - Brazil


A Carta de Sankirtana é realizada pela Agência Sankirtana - BBT São Pulo, a Carta de Sankirtana é uma revista virtual dedicada ao sankirtana brasileiro.

O endereço para acessar, ler e baixar gratuitamente a Carta de Sankirtana
em Português e Espanhol é:
issuu.com/cartadesankirtana

Um dos principais focos de atividade da ISKCON (Sociedade Internacional para Consciência de Krishna) ou Movimento Hare Krishna, é a distribuição de livros de filosofia indiana. A maioria dos membros dos Templos Hare Krishna se engaja nessa atividade transcendental, agora você poderá saborear um pouco do que é o néctar de distribuir a literatura transcendental de Krishna!

O que é Sankirtana?

Sankirtana quer dizer cantar juntos os nomes de Deus.
Dentre as formas de convidar mais e mais pessoas para fazer parte desse grupo, a distribuição dos livros que explicam sobre esse cantar, é com certeza a maneira mais eficaz, pois esses livros contém os ensinamentos mais antigos e puros da humanidade, os Vedas, que são preenchidos com os néctares mais saborosos do plano espiritual!

Além disso, distribuir a literatura transcendental é a maneira mais eficaz para obtermos realizações espirituais! Pode parecer difícil de compreender, mas somente quando nos absorvemos nessa atividade é que compreendemos o valor que realmente tem.

Abaixo temos uma lista das razões de nos engajarmos nessa atividade transcendental:

- Satisfaz ao mestre espiritual e a Suprema Personalidade de Deus:

O próprio Senhor Supremo diz no Bhagavad Gita:
ya idam paramam guhyam
mad-bhaktesv abhidhasyati
bhaktim mayi param kritva
mam evaishyaty asamsayah
"Para aquele que explica aos devotos este segredo supremo, o serviço devocional puro está garantido, e no final, ele voltará a Mim."

Krishna se sente muito satisfeito ao ver as pessoas abandonando o desejo egoísta de ganho material e sentindo a felicidade suprema de estar se relacionando diretamente com ele através do serviço devocional amoroso, e o mestre espiritual que é o representante de Krishna sente esse mesmo prazer, em nossa linha espiritual vemos o desejo de nossos mestres anteriores de auxiliar mais e mais almas espirituais. Srila Prabhupada nosso param guru, dizia que o maior prazer dele era ver esse movimento se expandir ao redor de todo o mundo através da distribuição de livros.

Portanto se você quer satisfazer realmente ao Guru e a Krishna dedique-se pelo menos algumas horas do seu dia, semana ou mês a essa atividade.

- Nos força a abandonar nosso ego falso e se render a Krishna:

Quando saímos às ruas para distribuir livros todos nossos apegos e medos são colocados a prova, temos que ser humildes, como o Senhor Caitanya diz: Deve-se ser mais humilde que a palha na rua e mais tolerante que uma árvore..." se não saímos às ruas com esse humor, automaticamente as pessoas nos colocam nessa posição.

Nas ruas não dependemos de nosso poder intelectual, de alguma técnica de venda, ou de táticas mundanas, dependemos unicamente da Suprema Personalidade de Deus que habita o coração de todas as entidades vivas, portanto se desenvolvemos um caráter humilde e vemos Krishna no coração de todos mantendo sempre o respeito com todos, Krishna manifesta situações maravilhosas para os sankirtaneiros.

- É o melhor serviço social para a humanidade:

Especialmente hoje em dia as pessoas estão cheias de problemas, começando com o corpo que é uma fonte constante de doenças e anomalias, hoje em dia há muitas novas epidemias e muitas contaminações de vírus e bactérias, sem contar problemas mais sérios como o câncer e outras doenças que se proliferam de maneira significativa, temos também muitas doenças mentais, que na verdade é o que mais esta afetando as pessoas hoje em dia, medo, fobias, ansiedade, depressão,etc...

A sociedade também se encontra em uma situação tão calamitosa que a violência, os problemas econômicos e políticos já parecem normais.

Alguns tentam realizar algum serviço social servindo alimento aos pobres, ajudando com auxilio médico, outros tentam desenvolver clínicas de recuperação, trabalhos com o meio ambiente, etc... Mas todos esses serviços, apesar de serem muito válidos e importantes não conseguem chegar no âmago dos problemas. Não conseguir remover a tendência egoísta do homem, que é o que realmente dá a ignição ao fogo dos problemas materiais.

Nesses livros as pessoas aprender como se livrar do egoísmo e como satisfazer a Suprema Personalidade de Deus. Esses livros contém as realizações espirituais mais profundas dos devotos mais avançados do universo. Ao ajudarmos as pessoas a fortalecer suas convicções espirituais e a desenvolver uma relação pessoal e direta com Deus, estamos dando o maior auxilio que se pode dar à alguém, ensinar a auto-realização, como podemos nos capacitar a ser seres humanos melhores e rendidos à vontade divina.

- Nos ajuda a desenvolver amor e compaixão para com todos:

Quando distribuímos livros, nos deparamos com todo tipo de pessoas, ricas, pobres, tranquilas, nervosas, arrogantes, simpáticas, etc... E quando nos aproximamos delas temos que transmitir-lhes uma mensagem de amor puro. Portanto se realmente queremos nos engajar no serviço de sankirtana temos que desenvolver esse amor puro pelas pessoas, respeitando-lhes seus momentos, sua individualidade e ao mesmo tempo buscar dar-lhes a literatura transcendental. Se desenvolvemos essa consciência, nosso sucesso espiritual está garantido.

Fontes: Templo Hare Krishna Franco da Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário