sábado, 23 de julho de 2016

Receita Iogurte caseiro


Receita de Iogurte natural caseiro sem máquina da Nutricionista Vânia Barberan

1 litro de leite integral – qualquer tipo, saquinho, longa vida, pasteurizado – até 37º ou como se fosse preparar uma mamadeira de neném. Sugiro usar um pirex e colocar o leite na temperatura ambiente, no microondas
por 1 minuto, homogeneizar e virar 1 copo de iogurte integral natural – de preferência com a data de validade mais próxima da fabricação, pois queremos uma quantidade maior de fermentadores vivos, misturar e deixar fora da geladeira por 8 a 12h coberto com 1 pano de prato em local arejado – não cubra com filme plástico, nem com tampa, pois precisa ter oxigenação. Quando estiver na consistência desejada pode tampar e guardar na geladeira, o rendimento é de 1L e 200ml o custo é muito mais barato.

“A proposta de consumo é com 1 colher de geléia de fruta ou com mel e granola ,ou com aveia, ou como tempero de salada, ou substituindo o leite nas preparações caseiras, e mais aonde quiser”, comenta Vânia.

Para acrescentar frutas depende da fruta e da textura que você gosta de consumir no iogurte. Eu sugiro 1 colher (de sopa) bem cheia de geléia da fruta natural (ex. morango ou ameixa) para cada 100mL de iogurte, se precisar adoçar use um pouco de mel ou melado (1 colher de cafezinho).

Normalmente a validade vai estar relacionado com o manuseio que você faz do produto. Caso você acondicione o iogurte em uma jarra, mantenha uma tampa e conserve em geladeira, retirando somente para se servir (não deixar o vidro na mesa de café por longo período) pode durar até 20 dias. Observe sempre o cheiro, cor e sabor depois de 1 semana.

Link da postagem: https://portaldoconsumidor.wordpress.com/2011/09/14/qual-a-diferenca-entre-a-bebida-lactea-e-o-iogurte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário